Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram
PSD

Notícias

Data: 17 de julho, 2020Imprimir

Líder do PSD, o senador Otto Alencar, integra pelo quinto ano consecutivo, a lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), divulgada nesta-sexta-feira (17/7).
O senador é citado entre os 100 parlamentares “cabeças”, ou seja, mais influentes do Congresso Nacional. Otto Alencar integra a seleta lista como um parlamentar de perfil formulador, especialista em propor ações e projetos de lei que mudam e melhoram a vida da população brasileira.

CONFIRA AQUI A LISTA.
O senador disse que é uma honra para ele representar à altura os baianos. Otto Alencar foi eleito senador, nas eleições de 2014 com mais de 3,3 milhões de votos.

Trajetória na vida pública
Experiente na vida pública, Otto Alencar assumiu vários cargos em sua carreira política. Foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, vice-governador, governador, secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, secretário estadual de Saúde e secretário estadual de Infraestrutura. É ficha limpa. Em 35 anos de vida pública, não tem processos na Justiça.

Atuação político-parlamentar

Líder do PSD no Senado, já atuou como vice-líder de bloco parlamentar. Presidiu a Comissão de Meio Ambiente, a Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional, criada para examinar a Agenda Brasil, e a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática. Presidiu a Comissão Especial destinada a acompanhar a PEC 6, de 2019, da reforma da previdência. Integra as comissões de Assuntos Sociais, de Assuntos Econômicos, de Constituição, Justiça e Cidadania, de Transparência, Governança e Defesa do Consumidor, e de Meio Ambiente, Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas.

Especialização técnica
É um dos operadores temáticos do Parlamento em matérias de interesse regional. Defesa da revitalização do Rio São Francisco e de mais recursos para a saúde, estados e municípios, estão entre as suas prioridades.

É autor da PEC 50/2016, que após aprovada pelo Congresso Nacional, se transformou na Emenda Constitucional 96/2017. A EC libera a vaquejada em todo o território nacional e considera como não cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais.
Autor da Lei 13.654/2018 que aumenta a pena para crimes com usos de explosivos e obriga os bancos a instalarem mecanismos que inutilizem as cédulas em caso de violação aos caixas eletrônicos.

Foi um dos principais articuladores do Pacto Federativo e da Lei Complementar 160/2017, que convalidou os incentivos fiscais relativos ao ICMS e garantiu milhares de empregos, especialmente na Região Nordeste.

Também é o autor do projeto de lei 13.28/2000, em tramitação no Congresso Nacional (já aprovado no Senado) que garante a suspensão de cobrança de empréstimos consignados durante a pandemia.

Votou contra a reforma da previdência e em defesa dos trabalhadores. Também disse sim ao auxílio emergencial para trabalhadores informais na pandemia, trabalhadores da área de cultura e em favor das micro e pequenas empresas.

Foi o relator do projeto de lei, aprovado no Senado, que determina o pagamento de indenização pela União aos profissionais da saúde incapacitados permanentemente pela Covid-19. A indenização se aplica também no caso de morte pela doença, que deverá ser paga as famílias das vítimas.

Redes Sociais