Por sugestão do senador Otto Alencar (PSD-BA), a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) escolheu o senador Jorge Viana (PT-AC) para ser o relator da política pública Expansão da Banda Larga, escolhida pelo colegiado para ser avaliada ao longo de 2017.
Garantir que todas as escolas e universidades públicas tenham acesso à internet banda larga é uma das prioridades da comissão, segundo o presidente do colegiado.
“Pedi um levantamento a minha assessoria para que nós pudéssemos levantar os recursos que existem nos fundos — como o Fust, por exemplo — que podem financiar esse investimento em banda larga. Na verdade, o governo tomou a decisão — não é coisa de agora, isso já vem do governo Dilma Rousseff — de não aplicar em favor dos brasileiros esses recursos que estão nos fundos constitucionais. Isso acontece em vários Ministérios”, afirmou Otto Alencar.
O senador Otto Alencar lembrou que existem diversos projetos em análise no Senado que exigem que os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para a expansão da banda larga, em especial em áreas carentes. “São bilhões e bilhões de reais nesses fundos setoriais, e não conseguimos avançar nisso aí”, disse.